Nao sei
Toxicidade ou toxidez é a qualidade que caracteriza o grau de virulência de qualquer substância nociva para um organismo vivo ou para uma parte específica desse organismo (um órgão: o fígado, por exemplo), como um veneno ou uma toxina produzida por um agente microbiano. Por extensão, a palavra pode referir-se metaforicamente aos efeitos perniciosos de qualquer entidade destrutiva sobre sistemas mais complexos, sociais ou naturais, como a família, a sociedade humana, um ecossistema ou a própria biosfera.
A toxicidade indica quão nociva é uma substância quando penetra no organismo, por ingestão, inalação, ou absorção cutânea.
O uso indiscriminado de agrotóxicos, principalmente após a segunda guerra, tem causado impacto negativo no meio ambiente. Dentre os principais problemas ocasionados pelo uso intensivo de agrotóxicos estão o estabelecimento de populações de pragas resistentes, em decorrência do uso prolongado de um mesmo ingrediente ativo; pragas secundárias assumindo importância principal, devido à destruição de seus inimigos naturais por produtos não seletivos; efeitos adversos sobre organismos não visados; e bioconcentração.
A água constitui um dos elementos fundamentais para a sobrevivência dos organismos nos ecossistemas. Se a água estiver contaminada por agrotóxicos, pode-se considerar que todos os demais componentes bióticos e abióticos do sistema também estarão. A contaminação do ambiente aquático por agrotóxicos pode ocorrer por diversas vias, sendo as mais comuns a aplicação direta visando ao controle de insetos e plantas aquáticas; a deriva de pulverizações; o carreamento de partículas de solo contaminado; a lixiviação; e a limpeza de embalagens e equipamentos utilizados nas aplicações do agrotóxico .
No Brasil, o fungicida oxicloreto de cobre destacasse por sua ampla utilização no controle de antracnose, requeima, ferrugem, míldio e outras doenças de diversas culturas, dentre as quais a do algodão, da
batata,