Nao ha
Em sistemas para gerenciamento de negócios, é muito importante levar em conta o dinamismo do seu funcionamento. É indispensável um bom planejamento de como o sistema funcionará, para que seja rápido e eficiente. Torna-se inviável tempo de espera entre procedimentos das rotinas dos programas. E é neste ponto que entra em questão a utilização de um Sistema Operacional de Multi-programação. Oque alia muitas vantagens em relação aos Sistemas Mono programáveis e garante que o usuário não precise esperar a conclusão por completa de um processo para continuar trabalhando em alguma outra tarefa.
Dentre as vantagens de um sistema Multi programável podemos citar:
O SO comuta alternadamente a execução entre os processos para garantir que ambos sejam atendidos com um tempo de resposta aceitável. Cada processo tem tempos de resposta da ordem dos milissegundos, fazendo com que não se perceba que o seu programa não está em execução.
Outra vantagem da multiprogramação é tornar mais rentável a utilização da CPU. Quando um programa solicita a leitura de um dado do disco, pode demorar um tempo indeterminado ou muito elevado ate obter a resposta da leitura. Enquanto isso o SO põe outro programa em execução.
O mesmo beneficio obtemos no caso de saída de dados. Enquanto um processo não consegue mais escrever em um buffer cheio, o processo fica bloqueado e da oportunidade a outro processo da fila.
Em uma utilização pratica na “Nossa Locadora de Livros“, após realizar o empréstimo de algum exemplar na Locadora de Livros Unopar, o usuário operador solicita ao programa a impressão de um recibo de empréstimo. Enquanto o computador gera o relatório e envia para o spool de impressão, o usuário não fica limitado esperando esse processo terminar. Já pode dar continuidade a outros procedimentos no programa, ou até mesmos utilizar de outros recursos do computador, como editor de texto, calculadora e outros.