Nanuque
Um breve histórico
A área onde hoje é o Município de Nanuque durante muito tempo se caracterizou de zona rica em recursos naturais, isso propiciou aos aventureiros a busca de pedras preciosas, e aos madeireiros, a obtenção de grandes lucros. Os empresários da madeira vieram atraídos pelo valor comercial de alguns exemplares de árvores que o Município possuía em grande quantidade. O Rio Mucuri e a exuberante vegetação da Mata Atlântica foram os principais elementos naturais de atração socioeconômica que favoreceram a ocupação da área.
A exploração da vegetação nativa pode ser vista sob duas óticas antagônicas: de um lado a degradação do meio ambiente florestal, do outro a formação e implantação de uma nova comunidade, uma nova cultura. A grande área de mata atraiu várias serrarias que absorviam grande parte da mão de obra local e aqueciam o comércio em toda a região. Essas serrarias funcionavam através do vapor ou da força braçal.
Para se ter uma noção do poderio econômico que a madeira representava para o Município basta observar os seguintes números: “em 1960, a madeira gerava cerca de 60% da renda do Município e os alimentos, 12%. A mão-de-obra em quase sua totalidade era voltada para a madeira. Enquanto o Estado de Minas Gerais cresceu 13%¨no ano de