Nanotecnologia
Definição:
A nanotecnologia envolve o estudo, concepção, criação, síntese, manipulação e aplicação de materiais, dispositivos e sistemas funcionais através do controle da matéria em escala nanométrica, e exploração de fenômenos e propriedades da matéria em nanoescala. Quando o assunto é tratado escala tão minúscula, apresenta inteiramente novos fenômenos e propriedades. Por isso os cientistas usam a nanotecnologia para criar materiais, dispositivos e sistemas inovadores e de baixo custo com propriedades únicas.
→ Tamanho é documento: Nano é um prefixo grego que indica uma medida (109 = 0,000 000 001), não é um objeto; para que a nanotecnologia é caracterizada por um campo essencialmente multidisciplinar, e unidos apenas pela dimensão do material com o qual ele trabalha.
Não é de hoje...
História:
O ganhador do Prêmio Nobel de Física em 1965, Richard Feynman, foi o primeiro a se referir às possibilidades de nanociência e nanotecnologia no famoso discurso em que fez no Caltech (California Institute of Technology), em 29 de dezembro de 1959, intitulado “There’s Plenty of Room at the Bottom” (“Há Espaço de Sobra na Parte Inferior”). Outras pessoas nesta área foram Rosalind Franklin, James Dewey Watson e Francis Crick, que prepuseram que o DNA era a principal molécula que desempenhava um papel fundamental na regulação de todos os processos no corpo, revelando a importância das moléculas como determinantes nos processos vida. Porém, esse conhecimento foi além, assim sendo a alteração da estrutura de moléculas, tais como polímeros ou plásticos que hoje encontramos em nossas casas. Entretanto, devo dizer que esses tipo de moléculas podem ser consideradas "grandes". Hoje em dia, a medicina está mais interessada em pesquisas no mundo microscópico, uma vez que é possível encontrarem alterações estruturais que causam a doença. Os ramos da medicina que saem mais beneficiados são: microbiologia, imunologia, fisiologia e novas ciências