Nanociencia e Nanotecnologia
1. Qual a faixa compreendida como “nanoescala”?
A faixa fica compreendida entre 0,1 nm a 100 nm
2. Qual o menor tamanho (em metros) que o olho humano consegue ver?
A menor coisa que o olho humano pode ver sem auxilio de aparelhos está entre 50 μm a 100 μm de tamanho. O fio de cabelo por exemplo tem diâmetro médio de 60 μm.
3. Quanto "poder" um microscópio de luz pode adicionar ao olho nu? Em outras palavras, qual é a menor resolução que um microscópio de luz pode mostrar?
O limite de resolução dos microscópios ópticos, que são aqueles que utilizam a luz para iluminar o objeto que está sendo analisado, é de cerca de 0,2 µm (ou 200 nm ou 2 000 Aº ); é melhor que o olho humano cerca de 500 vezes. Não se consegue construir microscópios ópticos com desempenho melhor que este, pois o fator limitante é o comprimento de onda da luz.
4. Descreva brevemente como funciona o microscópio de luz e o microscópio eletrônico.
No microscópio de luz (ou microscópio óptico) uma fonte de luz emite luz que atravessa um condensador que serve para concentrar, uniformizar e direcionar o feixe luminoso para o objeto em análise. Em seguida, a luz passa pelo objeto e é encaminhada para um tubo de lentes convergentes, formado, em cada extremidade, pela lente objetiva e pela lente ocular. A lente objetiva produz uma imagem intermediária e aumentada do objeto observado. Por fim, a lente ocular funciona como lupa, fornecendo a imagem final e aumentada da imagem intermediária.
Já no microscópio eletrônico uma fonte de ondas eletromagnéticas emite um feixe de elétrons que é propagado no vácuo. O feixe de elétrons atravessa o condensador magnético, que o concentra e direciona para o objeto analisado. Em seguida, o feixe de elétrons perpassa o objeto, de espessura finíssima (entre 50 a 100 nm). A imagem formada é captada pela objetiva magnética, que gera uma imagem intermediária ampliada do objeto. Finalmente, a imagem intermediária é