Nano
O mais intrigante na nanotecnologia é que tentar reconstruir o mundo átomo por átomo implica mergulhar num campo de dimensões infinitesimais, o que representa um desafio de porte até para a imaginação. Isso porque o trabalho dos pesquisadores se desdobra numa escala próxima a 1 nanômetro (a sigla é nm), a unidade de medida que batiza a tecnologia e representa a bilionésima parte do metro – em números: 0,000000001 metro. Trata-se de algo 50 000 vezes menor que a espessura de um fio de cabelo.Essa nova fronteira oferece uma gama tão ampla de oportunidades de conhecimento que se assemelha à conquista do espaço.
No campo da informática a nanotecnologia trará o aumento nas densidades e capacidades de armazenamento de dados digitais.em poucos anos,teremos disponíveis comercialmente aparelhos de CD/DVD,com capacidades para armazenar centenas de Gbytes de informação.Isto permitirá,por exemplo,que em um único CD ou DVD se armazene informações sobre toda a vida de um indivíduo ou família, ou também ter-se toda uma biblioteca com milhares de livros compactados em uma única unidade. Assim como a capacidade de armazenamento de discos rígidos.
A julgar pela diversidade e quantidade de pesquisas encaminhadas, é bem possível que dentro de uns 30 anos, os supercomputadores de hoje possam ser colocados aos milhares dentro de um único fio de cabelo, e executando funções que hoje mal