nado livre
a) Antes do sinal de partida, ao comando dado pela arbitragem de “aos seus lugares” (take your marks), o nadador deve trazer seu corpo em direção ao bloco de partida, apoiado pelas mãos no suporte de agarre. Na virada, os ombros podem girar além da vertical na direção do peito e, a seguir, uma contínua braçada ou uma contínua e simultânea dupla braçada podem ser usadas para iniciar o movimento.
b) A saída do nado também é feita do bloco de partida. Após o mergulho, o nadador mantém os braços à frente e realiza uma forte batida de pernas. Na virada, o nadador tem que tocar as bordas com as duas mãos ao mesmo tempo, e no mesmo nível. Ao tocar a borda onde é localizado um sensor, o nadador não deve deixar que o corpo chegue muito perto.
c) o nadador começa a prova de bloco. Para mergulhar, ele deve imaginar que está a cair num buraco bem fundo. Dessa forma, seu corpo cria menos atrito com a água e, conseqüentemente, consegue ir mais longe com o mergulho.
d) Após a saída e na volta, ao nadador é permitido uma ou mais pernadas; e uma braçada sob a água que deve fazê-lo a superfície. É permitido ao nadador estar completamente submerso até uma distância não maior do que 15 metros após a partida e após cada virada.
e) A saída é feita com um mergulho. O toque com as mãos não é necessário nas voltas. Qualquer parte do nadador pode tocar a parede ou a placa.
RESPOSTA E