nado costas
Na última década, um dos esportes que mais evoluíram tecnicamente, sem dúvida, foi à nataçã Cada vez mais e mais pessoas, vem buscando a prática da natação como lazer, pela prescrição médica e também por esportAs evoluções vão desde o condicionamento físico dos atletas como também a tecnologia empregada na confecção de roupas que buscam melhorar cada vez mais o desempenho dos nadadores.Dentre os quatro estilos competitivos, o nado de peito é certamente o que mais avançou em técnica e modificação de estilo, mesmo sendo o mais lento dos nados, o peito através de seus nadadores e estudiosos, vem diminuindo progressivamente seus tempos e melhorando seus desempenhos.De acordo com McCauley (1998), podemos dizer que hoje em dia existem três estilos diferentes de nado de peito:o convencional (plano), o ondulado e a onda (moderno).
O estilo convencional (plano) Este estilo era o mais utilizado para o aprendizado de adultos e crianças, mas aos poucos esta sendo mudado; com um deslocamento horizontal forte provocado pela ação da pernada, o corpo desliza sem elevação de ombros no momento da respiração.
O estilo ondulado – com o movimento de tronco semelhante ao da ondulação do golfinho, consiste em um forte movimento de braço buscando a maior elevação possível no momento da respiração e um movimento de perna para trás e para baixo provocando um encaixe de quadril para a execução do deslize e projeção à frente. Este estilo requer de seu praticante extrema flexibilidade.
O estilo onda (moderno) Atualmente, este estilo inventado pelo treinador húngaro Jozsef Nagy e segundo Santos (1996), aperfeiçoado por Mike Barrowmam (medalhista de ouro olímpico em Barcelona nos 200m, com o tempo de 2:10: 16) é o mais praticado hoje por nadadores de elite de todo o mundo.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o estilo onda (moderno), do nado de peito, não é tão difícil de aprender; tudo que se precisa fazer são mudanças, por exemplo, no ângulo ao qual as mãos