Nada provém do nada Edson Mahfuz
Dados Gerais
Análise do Texto
Título do Texto
Nada provém do nada
Autor (es)
Edson Mahfuz
Palavras-Chaves do Texto (no máximo 4 palavras)
Criação
Projeto
Arquitetônico
Transformação
Descrição do Assunto (no máximo 50 palavras)
No texto temos a descrição de como se da à criação de um novo projeto arquitetônico, descrevendo como são cada método de elaboração.
Apreciação Crítica (no máximo 300 palavras) Ao se elaborar um novo projeto o arquiteto tem várias escolhas de métodos de criação para escolher, indo além de uma simples criação de espaços, em satisfazer uma determinada necessidade sempre visando uma melhor maneira de resolver um problema empregando seus conhecimentos existentes.
Destes tantos métodos temos o inovativo, que tende a resolver um problema de maneira inovadora, diferente. Criando detalhes, conferindo um caráter específico a edificação, fazendo uso de analogias visuais, estruturais e ate analogias filosóficas. Outro método é o normativo, onde tende a usar princípios reguladores, fazendo uso da malha, que são linhas que se cruzam formando ângulos de 90°, outra maneira é o uso de sistemas proporcionais como a Seção Áura e até uso de formas geométricas. O método tipológico faz uso de um tipo que pode como deve ser modificado, variado na sua formação, é apenas um ponto de partida. Já a imitação de um modelo já existente é o método mimético, podendo ser platônico, uma cópia fiel, ou aristotélica, que não é uma cópia fiel, mas uma interpretação livre do artista.
O arquiteto autêntico tende a ir ao fundo da história da arquitetura, extraindo seus princípios básicos transformando-os e os reinventando, resolvendo de melhor maneira possível uma problemática.