Nada consta
ROSELI BENTO DA SILVA
PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DAS POLÍTICAS DE PROTEÇÃO AO IDOSO
Várzea Grande
2013
ROSELI BENTO DA SILVA
PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DAS POLÍTICAS DE PROTEÇÃO AO IDOSO
Trabalho apresentado ao Curso de serviço social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Produção Textual Interdisciplinar Individual.
Prof. Clarice da Luz Kernankamp, Valquiria Aparecida Dias Caprioli, Maria Lucimar Pereira, Maria Angela Santini, Rodrigo M. Trigueiro, Jossan Batistute.
Várzea Grande
2013
SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
2.1 POLÍTICAS PÚBLICAS, PRINCIPAIS LEIS, SEUS PRINCÍPIOS E DIRETRIZES A CERCA DO IDOSO 5
2.2 AVANÇOS CONQUISTADOS PELOS IDOSOS COM A CONSTITUIÇÃO DE 1988 10
3 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 12
1 INTRODUÇÃO
O envelhecimento, enquanto fenômeno biológico, apresenta-se em cada ser humano idoso de modo singular e único. Se quantificássemos o envelhecimento através dos decréscimos da capacidade de cada órgão, a velhice poderia ser interpretada como uma etapa de falência e incapacidades na vida. No entanto, enquanto processo natural e previsto na evolução dos seres vivos, percebe-se que a pessoa não fica incapacitada porque envelhece. Desse modo, velhice não deve ser considerada como doença, pois as doenças mais comuns nessa etapa da vida são preveníveis, diagnosticáveis e tratáveis (BOSI, 2005).
O envelhecimento populacional brasileiro é um fato demográfico recente na história, apesar de a velhice estar presente desde os primórdios da humanidade. O avanço tecnológico possibilitou o envelhecimento artificial da população, produzido por técnicas médicas e não pelo investimento de políticas públicas (AUGUSTINI, 2003).
Em todos os países do mundo é fato concreto a modificação do perfil etário, pois historicamente o homem nunca teve tanta chance de alcançar a