analise textual
Variação Linguística
Vivo do currá pro mato, Sou correto e munto izato, Por farta de zelo e trato Nunca um bezerro morreu. Se arguém me vê trabaiando, A bezerrama curando, Dá pra ficá maginando Que o dono do gado é eu. Os versos acima são de Patativa do Assaré, poeta popular cearense, retirado da internet. Considerando que em cada região brasileira a língua portuguesa sofreu diferentes influências culturais - e por isto incorporou diferentes formas de expressão, o que aos poucos deu origem a diferentes dialetos, diferentes modos de expressar ou representar uma mesma ideia ou história, um mesmo sentimento ou conceito -, daí podermos afirmar que: representa adequadamente a fala dos vaqueiros
A coesão textual é responsável pela "tessitura do texto". Essa coesão permite estabelecer referências textuais e dar sequência às ideias formuladas. Leia, atentamente, o período, observe e determine que alternativa revela a análise correta da coesão desse trecho.
Ambos os pronomes oblíquos se referem ao aluno.
A comunicação prevê que os usuários da língua utilizem construções adequadas para que a mensagem possa ser devidamente compreendida. Qual dessas sentenças não transmite uma comunicação eficiente?
Bom dia, a senhora rifa comprar mim ajudar nela eu?
Sabemos que existe uma diferença entre a linguagem informal e formal. A primeira está presente nas conversas do dia a dia, permitindo que utilizemos daquela infinidade de recursos. Já a linguagem formal é um pouco mais complexa, pois está relacionada ao que chamamos de padrão formal, isto é, aquele estilo que é comum a todos nós. Qual das frases abaixo representa a linguagem informal?
a) Me dá um beijo
Considerando as diferenças entre língua oral e escrita, indique a opção