NA Tratamento T Rmico
A preocupação do homem em modificar as propriedades dos materiais é bem antiga. Com o passar do tempo, descobriu que podia tornar o aço mais duro através do aquecimento e resfriamento, visto que foram necessários vários anos para poder obter com eficiência com o calor e com o resfriamento para ter um tratamento térmico mais adequado. Tratamento térmico é o processo de aquecer e resfriar uma peça de aço, visando alterar as propriedades mecânicas. É feito por três etapas, são elas: aquecimento, permanência ou manutenção da temperatura e resfriamento.
Tipos de tratamentos térmicos
Os tipos de tratamentos térmicos são classificados quanto à modificação que podem fazer nos aços. São classificados como:
- Tratamentos Termofísicos: são tratamentos que mudam as propriedades da peça em toda a massa, através do simples aquecimento e resfriamento. Os principais são: têmpera, revenimento e recozimento.
- Tratamentos Termoquímicos: São tratamentos que mudam as propriedades da peça em uma camada fina na superfície. A peça é aquecida junto com outros produtos químicos e depois resfriando. Os principais são: cementação e nitretação.
TÊMPERA
Consiste no tratamento que aumenta a dureza de um aço. É feito em aços com teores de carbono igual a 0,4% ou maior.
Etapas da têmpera:
1ª etapa: É feito o aquecimento da peça em um forno ou forja, a uma temperatura aproximada de 750° a 900°C para aços ao carbono.
2ª etapa: Após atingir a temperatura, é feita a manutenção ou permanência da temperatura por um tempo, afim de que o aquecimento atinja toda peça uniformemente.
3ª etapa: Depois de ser aquecida a peça uniformemente, a peça é tirada do forno e colocada para resfriar em água, óleo ou jato de ar. Sendo feito um resfriamento brusco.
Efeitos da têmpera:
Aumento da dureza no aço de forma considerável, e aumento da fragilidade, pois com o aumento da dureza o aço se torna quebradiço.
A tabela a seguir mostra a temperatura e tipo de resfriamento de