Música
TREINAMENTO DE INTEGRAÇÃO
ALUNA: MARIA DA CONCEIÇÃO
CURSO: LICENCIATURA EM ARTES- EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
CIDADE: BH
ANO: 2011 O Hospital da Baleia é privilegiado por ter um número grande de voluntários.
São músicos, palhaços, contadores de histórias, pintores, dançarinos, professores, apoio espiritual, captação de recursos etc.
Mas a Rede de Amigos do Hospital da Baleia viu a necessidade de capacitar os voluntários.
Foi então que criaram o Curso para Voluntários do Hospital da Baleia.
Esse curso é obrigatório para quem quer ser voluntário. Segundo a direção do Hospital, o paciente precisa ser resguardado de problemas com visitantes, mesmo que estes sejam voluntários, e ajam com a melhor das intenções.
Há pessoas que se vestem de palhaços e assustam as crianças, outros dançam esbarrando nos doentes, e outros pregam religiões impondo a sua.
Como já sou voluntária há algum tempo, na área artística, fui convidada a fazer o curso. No dia 26/05/2012 9 às 12 horas, comparecemos, eu e meu grupo de palhaços, o “Instituto Pingos de Alegria”, ao curso. A Cláudia Melo, que é coordenadora da Rede de Amigos do Hospital da Baleia, começou falando o que é ser voluntário.
E colocou no telão os dizeres:
“Voluntário é aquele que presta serviços não remunerados em benefício da comunidade e realiza um trabalho gerado pelo impulso solidário, atendendo tanto às necessidades do próximo, quanto às suas próprias motivações pessoais”.
E a Cláudia ouviu cada representante dos grupos ali presentes.
Depois disse que o Programa de Voluntário do Hospital da Baleia é aberto à prática do trabalho voluntário de pessoas ou grupos organizados, para a promoção do atendimento humanizado aos pacientes, acompanhantes e colaboradores.
E ressaltou os pontos a considerar:
- O que gostaria de fazer?
- Que valores quero transmitir?
- Que habilidades ou