Música no aprendizado da língua estrangeira
Creio que o uso da música no aprendizado de uma língua estrangeira seja essencial pois possibilita aos alunos a oportunidade de trabalhar as habilidades de listening (ouvir) e speaking (falar), auxiliando na pronúncia correta das palavras bem como contribuindo para a memorização e assim aumentando o seu vocabulário. Segundo Vicentini:
"Um dos pontos mais importantes para a aquisição de uma nova língua é a memorização. Vários estudos mostram a ligação da música com a memória pois, segundo Gfeller (1983) a música e seu sub componente, o ritmo, tem beneficiado a rota do processo de memorização". (VICENTINI; BASSO, 2008. p. 4).
O uso da música como estratégia no aprendizado é muito interessante, pois atrai a atenção dos alunos que muitas vezes ficam desmotivados somente com aulas expositivas. Trazer músicas que sejam do conhecimento deles pode tornar a aula muito mais dinâmica, além de conseguirmos trazer muitos assuntos relacionados ao cotidiano para dentro da sala de aula e assim abrindo um leque de opções de temas a serem trabalhados.
Para Chris Brewer (1995) a música ajuda na aprendizagem porque estabelece um estado positivo, cria um ambiente adequado,