Música na Educação Infantil
Educação Infantil I – Fundamentos e Métodos
Professora: Vicentina Barros Lisboa
Introduçã o Por seu poder criador e libertador, a música torna-se um poderoso recurso educativo a ser utilizado na Pré-Escola. É preciso que a criança seja habituada a expressar-se musicalmente desde os primeiros anos de sua vida, para que a música venha a se constituir numa faculdade permanente de seu ser.
A música representa uma importante fonte de estímulos, equilíbrio e felicidade para a criança. Presença da Música na Educação
Infantil: Ideias e Práticas Correntes
Usar a música como propósito de formação de hábitos. Ex.: Música para lavar as mãos, escovar os dentes /Músicas para realização do calendário letivo, simbolizando diversas datas comemorativas.
A música esta presente em diversas situações da vida humana. Ex.: Música para dançar, chorar aos mortos, para conclamar o povo a lutar o que remonta a sua função ritualistíca. As crianças entram em contato com a cultura musical desde muito cedo e assim começam a aprender suas tradições musicais.
Ouvir música, aprender uma canção, brincar de roda etc.
São atividades que despertam, estimulam e desenvolvem o gosto pela atividade musical.
Aprender música significa integrar experiências que envolvem a vivência, a percepção e a reflexão encaminhando-as para níveis cada vez mais elaborados. A linguagem musical tem estrutura e características próprias, devendo ser considerada como:
Produção
Apreciação
Reflexão
“O trabalho com música deve considerar, portanto, que ela e um meio de expressão e forma de conhecimento acessível aos bebês e crianças, inclusive aquelas que apresentem necessidades especiais. A linguagem musical é excelente meio para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da autoestima e autoconhecimento, além de poderoso meio de integração social.”
A criança e a Música
Através da música as crianças podem expressar seus sentimentos e aliviar a tensão. A música também pode criar um
mundo