Música na educação infantil
Jéssica Raquel Pereira Ribeiro Ferreira
A música é de suprema importância na Educação Infantil, ela contribui grandemente no ajustamento entre a criança e a escola, e na confiança no professor. Um dos objetivos da educação é transformar o aluno em sujeito enérgico, funcional, ativo e autônomo e a música vai de encontro a esses propósitos, auxiliando nesse trabalho. É necessário que a instituição escolar conquiste a criança através da música, dando oportunidades a ela de se expressar, desse modo, ela estará sempre atenta e motivada para a aprendizagem, certificando um desenvolvimento com sucesso.
A escola que queremos é um lugar onde alguém, sedento de conhecimento, chega para buscar o saber, de forma alegre e significativa para sua vida. A música, neste sentido, cai como uma luva. Ela é a grande chance que a escola tem de agradar a quem a procura. (NARDELLI, 2000, p. 29).
Uma das melhores maneiras de instigar a comunicação e expressão de forma aprazível, simples e bem-sucedida é através da música e a escola deve saber fazer uso dela, pois fica mais fácil a aprendizagem dos conteúdos das diversas áreas quando a criança sabe dialogar, interagir e se expressar. “O professor deve utilizar músicas em todos os momentos possíveis de suas aulas, pois, com isso, estará proporcionando a seus alunos oportunidades enormes de desenvolvimento.” (COSTA; VALLE, p. 12) A música tem um papel de facilitar a aprendizagem, levando em consideração as diversidades particulares de cada aluno, não permitindo que haja afastamento de alguma criança que seja mais introvertida ou envergonhada, assim, na medida em que a escola utilizar a música de maneira correta, a criança se encantará e se envolverá com prazer. Uma canção pode ser tão contagiante de maneira que estimulará o aluno a demonstrar suas emoções, suas atitudes, seus talentos e suas dificuldades de interação, porque ela é um artefato