Música na aula de educação física infantil
Músicas que trabalham conhecimento de corpo e expressão corporal.
Compreende-se a música como linguagem e forma de conhecimento.
A linguagem musical é excelente meio para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da autoestima e autoconhecimento, além de poderoso meio de integração social.
A CRIANÇA E A MÚSICA As crianças integram a música às demais brincadeiras e jogos: cantam enquanto brincam, acompanham com sons os movimentos de seus carrinhos, dançam e dramatizam situações sonoras diversas, conferindo “personalidade” e significados simbólicos aos objetos sonoros ou instrumentos musicais e à sua produção musical. Por isso é fundamental que os professores de educação infantil considerem a cultura lúdica intrínseca das crianças, pois quando elas chegam à escola elas já trazem consigo uma grande herança da ludicidade, na medida em que quase tudo que se aprende na infância é decorrente das brincadeiras em seu convívio social. Além disso á música pode contribuir, tornando o ambiente escolar mais agradável e alegre, ajudando na socialização das crianças com seu grupo escolar, podendo ainda ser usada para relaxar os alunos depois de atividades físicas, acalmando os alunos diante da tensão de uma prova, por exemplo, além de ser um poderoso recurso didático. Nessas aulas os alunos podem construir instrumentos musicais com materiais sucateados, desenvolvendo a coordenação motora enquanto se descontraem cantando e se divertindo.
Objetivos: O trabalho com a Música deve se organizar de forma que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades: * Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais; * Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir canções musicais. * Desenvolver a coordenação motora. * Exploração do corpo, * Percepção das partes do corpo separadamente, * Vivenciar os movimentos corporais através da música * Exploração do