Músculos e ossos
AGUINALDO CARDOSO DE OLIVEIRA JÚNIOR
ANDRIELE ROCHA DE SOUZA
EMANUEL LUCAS DA SILVA RUFINO
IZENILTO FARIAS DE OLIVEIRA JÚNIOR
JOÃO HENRIQUE DE CASTRO BARBOSA
JOHNNY FERREIRA DE JESUS
REGIANE DA SILVA PEREIRA
ELETROTÉCNICA IB
TIPOS DE TRANSISTORES – PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
GRUPO 3
SÃO MATEUS – ES
2013
INTRODUÇÃO
Como tudo no mundo, a evolução move de maneira impactante e considerável o universo tecnológico que vivemos. O transistor, inventado em 1947, causou um desenvolvimento para tecnologia mundial e possibilitou a criação de equipamentos importantes para atuar na nossa vida.
Esse componente eletrônico pode ser aplicado para desempenhar diferentes funções, sendo elas como amplificador e chave eletrônica. E para isso, nós temos vários tipos de transistores que são divididos em Bipolar e Unipolar (FET) e classificados como transistores de uso geral, transistores de potência e transistores de RF (radiofrequência).
1. O QUE É O TRANSISTOR?
Transistor (transference resistor) é um componente constituído de uma pastilha monocristalina de material semicondutor (Germânio ou Silício) com regiões dopadas com impurezas do tipo N e do Tipo P. Os transistores dependendo do fim a que se destina, pode funcionar como Amplificador de corrente, Amplificador de sinal e Chave eletrônica.
Fig. 1 Fotografia do aparato experimental de teste do primeiro transistor, inventado em 1947, por Brattain, Bardeen e Shockley.
2. TIPOS DE TRANSISTORES
Os transistores podem ser classificados de acordo com o tipo de portador de carga utilizado para transporte de corrente. Sob esse ponto de vista, existem dois tipos de transistores: os bipolares e os unipolares. Na Fig. 2 é possível ver tipos e classificação de transistores bipolares e unipolares existentes.
Fig. 2 Tipos e