Ossos e musculos
Os músculos são estruturas anatômicas caracterizadas pela contração (são capazes de diminuir seu comprimento) como resposta a diversos tipos de estímulos. As contrações movimentam partes do corpo, inclusive órgãos internos; músculos dão forma ao corpo; músculos produzem calor.
O conjunto dos ossos de um animal é o esqueleto, que sustenta o corpo e servem de apoio para os músculos, permitindo assim o movimento. Certos conjuntos de ossos protegem alguns órgãos internos, como o crânio que protege o cérebro.
Os ossos também possuem relação com o metabolismo do cálcio, e a óssea está relacionada com a formação das células do sangue.
O estudo dos ossos chama-se osteologia.
Os músculos podem ser divididos, devido à sua localização, em “músculos superficiais” e “músculos profundos”. Os superficiais, rudimentares e escassos, estão logo abaixo da pele, e são inseridos por uma ou duas extremidades na camada profunda da pele, encontrados em sua maioria na cabeça, face, pescoço e mãos. Já os músculos profundos possuem inserção em pontos do corpo como os olhos, laringe e língua, por exemplo.
De acordo com sua localização os músculos podem ser agrupados em: * Músculos da cabeça e do pescoço; * Músculos do tórax e do abdome; * Músculos dos membros superiores; * Músculos dos membros inferiores.
Os ossos são órgãos formados pelo tecido conjuntivo, que dispostos entre si compõem o esqueleto, estrutura localizada em animais vertebrados formada de 206 ossos (no homem), que tem como função inicial, sustentar os músculos e órgãos do corpo.
O conjunto dos ossos de um animal é o esqueleto, que sustenta o corpo e servem de apoio para os músculos, permitindo assim o movimento. Certos conjuntos de ossos protegem alguns