Módulo Fotovoltáico
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO BAIXO TOCANTINS
CURSO: ENGENHARIA INDUSTRIAL 2011
DISCIPLINA: OBTENÇÃO E USO DE ENERGIA
DOCENTE: SILVIO BISPO
DISCENTES:
ANA CÉLIA SOUSA DA SILVA GLEYSON PERERIRA DE LIMA
MARCEL SANTOS ALVES
NAJARA GOMES DE MEDEIROS
OBTENÇÃO E USO DE ENERGIA:
MÓDULO FOTOVOLTAICO
ABAETETUBA
FEVEREIRO DE 2012
1. INTRODUÇÃO O uso racional da energia é um fator básico para o desenvolvimento das nações. A busca empreendida por pessoas de países em desenvolvimento por um padrão de vida igualável ao das pessoas de países industrializados é justa e natural. Um desafio a ser enfrentado pela humanidade é que de maneira aumentar a disponibilidade de energia sem pôr em risco as reservas existentes e sem prejudicar o meu ambiente. O consumo mundial de energia tem mostrado um aumento médio de 2% ao ano desde meados do século XIX e, como os países continuam a se desenvolver, até 2030 o total desse consumo poderá dobrar. É evidente, então, a necessidade de melhorar a eficiência nos processos de geração de energia e de utilizá-la de forma racional, evitando desperdícios. Encontramos assim, na energia solar uma alternativa de obtenção de energia inesgotável na escala terrestre de tempo, tanto como fonte de calor quanto de luz, e é hoje, sem sombra de dúvidas, uma das alternativas energéticas mais promissoras para enfrentarmos os desafios do novo milênio.
2. PRESSUPOSTO TEÓRICO
A Energia Solar Fotovoltaica é a energia obtida através da conversão direta da luz em eletricidade (Efeito Fotovoltaico). O efeito fotovoltaico, relatado por Edmond Becquerel, em 1839, é o aparecimento de uma diferença de potencial nos extremos de uma estrutura de material semicondutor, produzida pela absorção da luz.
A utilização dessa tecnologia iniciou-se em satélites artificiais por conta da corrida espacial dos anos 60 do século passado. Pelo fato de o satélite precisar constantemente de energia optou-se por essa fonte