Determinação da curva característica de módulos fotovoltaicos em condições de teste não padronizadas
ENGENHARIA DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS
Experimento I: Determinação da curva característica de módulos fotovoltaicos em condições de teste não padronizadas
Prof: Dr. Federico Bernardino Morante Trigoso
Claudia Caroline Arruda Policarpo
Santo André
Novembro de 2011
Índice 1. Introdução............................................................................................03 2. Objetivo................................................................................................04 3. Descrição Experimental.........................................................................04 4.1 – Materiais Utilizados...................................................................04 4.2 – Procedimento Experimental......................................................05 4. Resultados e Discussão.........................................................................07 5. Conclusão.............................................................................................11 6. Referencias Bibliográficas.....................................................................11
1 – Introdução
A maior parte das fontes de energia – hidráulica, biomassa, eólica, combustíveis fósseis e energia dos oceanos – são formas indiretas de energia solar. Além disso, a radiação solar pode ser utilizada diretamente como fonte de energia térmica, para aquecimento de fluidos e ambientes e para geração de potência mecânica ou elétrica. Pode ainda ser convertida diretamente em energia elétrica, denominada Energia Solar Fotovoltaica.
A Energia Solar Fotovoltáica é a energia obtida através da conversão direta da luz em eletricidade (Efeito Fotovoltaico). O efeito fotovoltaico foi primeiro relatado por Edmond Becquerel, em 1839, que é o aparecimento de uma diferença de potencial nos extremos de uma estrutura de material semicondutor, produzida pela absorção de luz.
Apesar do surgimento dessa