Producao de modulos fotovoltaicos
Projeto de Pesquisa
Elielton Grzeça e Kelen Lerin Grando
1. Tema
Produção de módulos fotovoltaicos com tecnologia nacional e maior eficiência energética
2. Problema
Quais são as ações governamentais para expandir o mercado dos módulos fotovoltaicos e melhorar o custo benefício ao consumidor final?
3. Hipótese
Articulações de ações governamentais para incentivos de produção e instalação de módulos fotovoltaicos
4. Justificativa
A razão prevalecente que nos motivou a desenvolver este trabalho de conclusão é o fato de que as energias não renováveis daqui há algum tempo, não conseguirão suprir a necessidade demandada de energia elétrica pela população e suas fontes poluentes prejudicarão mais o país, por isso focamos nas energias renováveis, como por exemplo, a fotovoltaica ( energia solar).
Hoje o custo de produção e instalação de módulos fotovoltaicos é alto e acaba sendo um obstáculo para a ampliação deste mercado.
Como resultado de nossa pesquisa pode-se observar que em países de primeiro mundo investimentos governamentais e leis de incentivos fiscais aumentaram exponencialmente o acesso da população a este tipo de tecnologia, provando que se implementado no Brasil teria um futuro promissor, assim como já acontece no Ceará com o projeto que distribui energia elétrica para mais de 1.500 famílias a partir de módulos fotovoltaicos.
5. Referencial teórico
Um sistema fotovoltaico pode ser definido como um conjunto de módulos fotovoltaicos e outros componentes. Sendo projetado para converter energia solar em eletricidade.
O material utilizado para a produção dos módulos fotovoltaicos é na verdade extraído do solo, conhecido como silício, e é encontrado em abundância em território brasileiro. O processo de produção das células solares de silício é de baixo custo comparado as já produzidas mundialmente, porém não há muitos incentivos do governo para fabricar esses módulos e obter uma energia limpa e renovável sem degradar o meio