Mídias Sociais
Twitter & Facebook
Duas das redes sociais mais populares, o Twitter e o Facebook são cada vez mais utilizadas pelos brasileiros e também pelas empresas em perfis institucionais e Fan Pages. As duas redes têm algumas semelhanças, como por exemplo, a função de atualização de status. Então, o que postar em cada uma?
As semelhanças entre o Twitter e o Facebook, quando pensamos em compartilhar links, opiniões e pensamentos são muitas e talvez por isso um dos aplicativos mais utilizados seja a publicação automática, no Facebook, de todos os seus tweets. Mas será que isso realmente vale a pena ou é apenas mais uma forma de manter uma rede social sem um objetivo realmente definido?
É interessante observar que a atividade e o troca-troca de dados no universo do Facebook tem um ritmo bem diferente do Twitter. As pessoas tendem a acessar com menor freqüência. Você se comunica com uma rede de contatos mais seletiva e compartilha vídeos, comenta fotos, eventos, participa de jogos e aplicativos.
Já no caso do Twitter, as atividades são bem mais imediatas. A informação dada em pílulas de 140 caracteres desenvolveu no usuário uma leitura dinâmica e seletiva de conteúdo postado por um público muito mais amplo. Além disso, os “twitteiros” estão online a todo o tempo aguardando por novidades.
Por isso, embora os dois partam do mesmo princípio de atualização de status, os objetivos podem ser diferentes e a pessoa que lê seu Twitter, provavelmente, não gostaria de ler a mesma coisa no Facebook. O aplicativo de redirecionar tweets pode não ser tão interessante assim, apesar de prático.
Não é questão de condenar o aplicativo. Ele pode ser uma ótima maneira de movimentar sua Fan Page ou perfil. Porém, conciliar esse movimento com posts e links planejados exclusivamente para cada mídia e público pode ser a melhor opção. Um bom planejamento para complementar as duas formas de atualização é o ideal. Afinal, o relacionamento e o