Mídia
Por que essa “vantagem” para os estudantes negros e/ou de escolaridade pública? O governo dúvida das capacidades desses indivíduos ou é uma forma de prejudicar os demais, tirando a oportunidade conquistarem uma vaga numa universidade através dos estudos, dedicação?
A educação dos filhos sempre foi prioridade para pessoas de classe social média e/ou alta, levando em conta os investimentos financeiros sobre os próprios. Com as cotas, a porcentagem de vagas para universidades federais, por exemplo, diminui decorrente à separação de vagas para os alunos cotados.
A cotação afirma que é necessário favorecer os negros e os estudantes de escola pública, pois esses não conseguem competir com os estudantes de escolas particulares. Esse sistema é incorreto, porque se deve valorizar o esforço, a dedicação, a inteligência da pessoa e não a cor. E não serão só esses os prejudicados, mas também os pobres da raça branca que perderão suas vantagens.
As cotas são apenas um estímulo dizendo que a educação da escola pública será ruim sempre e que o negro será inferior ao branco. O que ainda realça injustiça, com brancos e alunos de escolas particulares que muitas vezes possuem um desempenho superior, porém passa sua oportunidade para alguém de nível inferior.
Por fim, o governo deveria investir na educação dos ensinos públicos para que o nível de qualificação dos alunos se tornasse suficiente para conquistarem vagas das universidades, sem a necessidade de usar as cotas, pois assim se tornaria justos com os demais concorrentes. Sobre os negros é um descaso, pois a própria lei estimula o preconceito.
Amanda Elen Eloi
Ciências