Mídia e transformações sócio-política
Trabalho de história
A mídia é uma expressão usada para designar os principais veículos de um determinado sistema de comunicação social, considerando os setores tradicionais - Emissoras de Rádio e TVs, Jornais, Revistas e Internet, a grande mídia mundial. Diante disso, é evidente sua influência não somente no que se relaciona à informação, mas também no que se refere a beneficiar determinados candidatos, influenciando a população. O termo não tem uma origem historicamente delimitada, mas pode estar ligado à literatura acadêmica produzida pela escola da teoria crítica da comunicação e a conceitos como indústria cultural e comunicação de massa, surgidos ao longo do século XX.
É empregada geralmente com conotação pejorativa, servindo para traduzir uma alegada má influência governamental e cultural exercida por estas empresas de comunicação sobre a sociedade tanto em nível nacional quanto mundial.
A esta expressão contrapõem-se "media alternativa" e/ou "imprensa nanica", surgidas no Brasil nos anos 70. Existe um paralelo entre a colonização do Brasil e a implantação da mídia eletrônica. Da mesma forma que o nosso território foi loteado em capitanias hereditárias doadas a determinadas famílias, há hoje um loteamento da mídia escrita, falada e televisada entre algumas famílias. O coronelismo tradicional se definia pelo poder e autoridade dos proprietários das terras no controle político e o outro moderno consiste na posse da mídia eletrônica a serviço de bens de capital, estabelecendo estreita relação entre ambos. Grandes jornais são adquiridos por empresas fabricantes de armas, logo as últimas guerras mostraram que a primeira vítima das batalhas é a verdade. A mídia influi diretamente nas familias e em várias instancias da sociedade. A construção da democracia em qualquer pais passa necessariamente pela democratização da mídia em sua relação com a sociedade, caso contrario estaremos fadados a nos