Abordagem Sistemica
INTRODUÇÃO
Este trabalho foi preparado com as Noções Básicas da Abordagem Sistêmica.
O programa geral proposto foi o de apresentar conceitos básicos utilizados nessa teoria, um roteiro da aplicação da mesma; incluindo as noções de o que é um sistema, que seria todo e qualquer grupo ou organização que trabalhe em conjunto para o alcance de um único objetivo em comum, e, defende que somos formados por sistemas; conceito criado em 1.937 por Ludwig Von Bertalanffy, entrando em contradição, principalmente, com a Teoria Clássica da Administração, pois a sistêmica visa produzir teorias e ou conceitos que possam ser aplicados em cada situação ao invés de simples soluções para problemas isolados. As informações contidas neste documento foram baseadas em pesquisas, como condizem as referências no final do mesmo.
1. SISTEMAS
Há coisas comuns nas diferentes áreas do conhecimento. Existem problemas similares que podem ser resolvidos com soluções similares, e algumas características e regras acontecem em todas as áreas.
Surgiu a definição de Sistema, que é um conjunto de elementos inter-relacionados com um objetivo comum. Isto quer dizer que todas as áreas do conhecimento possuem sistemas. E que os sistemas possuem características e leis independentemente da área onde se encontram.
1.1 CARACTERÍSTICAS DE UM SISTEMA
Todo sistema deve possuir 4 características básicas:
a) elementos (estruturais e funcionais)
b) relações entre elementos
c) objetivo comum
d) meio-ambiente
O meio-ambiente é o que está fora do sistema; não pode ser controlado pelo sistema. Entretanto, o sistema pode trocar “coisas” com o meio-ambiente (energia, produtos, materiais, informações) e por isto, dizemos que o sistema pode influenciar o meio-ambiente e vice-versa.
Às vezes, é difícil determinar o que está fora ou dentro do sistema. Para tirar esta dúvida (e outras), verifique se o sistema pode controlar este elemento. Se sim, ele será um elemento do