Mídia TV
TV aberta e fechada
A – HISTÓRIA DA TELEVISÃO ABERTA E FECHADA
John L. Baird em 1920, uniu componentes eletrônicos que que haviam acabado de ser produzidos em várias partes do mundo, sendo assim o primeiro protótipo da televisão. Uma reprodução satisfatória de imagens aconteceu apenas 5 anos depois.
Em 1923, Wladimir Zworykin criou e patenteou o IONOSCÓPIO e a partir dele, desenvolveu os primeiros tubos de televisão chamados ORTICON produzidos em escala industrial a partir de 1945.
Mesmo não havendo produção de televisores em escala industrial, as transmissões abertas passam a ocorrer a partir da década de 1930, primeiramente na Alemanha, em 1935, e depois na Inglaterra, EUA e União Soviética.
Em 1950, o jornalista Assis Chateaubriand inaugurou a TV Tupi com acesso a um sinal aberto. A primeira transmissão aconteceu no saguão do “Diários Associados”, de propriedade de Chateaubriand e para que isso acontecesse, foi necessário que o jornalista importasse cerca de duzentos aparelhos de TV para que os programas da emissora fossem assistidos, já que não havia ainda o consumo em larga escala de televisores.
“Está no ar a televisão no Brasil”, foi a primeira frase proferida na ocasião. Seu primeiro programa, o jornalístico “Repórter Esso”, é lembrado até hoje.
A História TV por Assinatura e Principais Mudanças Sofridas Pelo MeioAnos 40 - O começo no mundo
As primeiras manifestações de TV paga no mundo surgiram nos EUA, nos anos 40, com a instalação de antenas de alta sensibilidade e a utilização de cabos coaxiais, que captavam e transmitiam a programação da TV aberta em pequenas comunidades.
Anos 80 - Descobrindo o Brasil
Nos anos 80 surgiram efetivamente no Brasil as primeiras transmissões de TV por Assinatura, realizadas pelos canais CNN e MTV. Os serviços foram o embrião para a implantação da TV por Assinatura no país, regulamentada até então por um decreto de 1988. Em dezembro de 1989 o Governo introduziu oficialmente a TV a cabo