Mídia eletronica
(Frases de reflexão)
“A mídia eletrônica juntamente com a imprensa se infiltra nas sociedades modernas e impõe uma realidade que favorece os donos desses meios de comunicação. A mídia impõe uma nova cultura mais dinâmica, orgânica e global. E essa mídia, na sociedade capitalista que atualmente domina o mundo, é controlada pelas grandes corporações do mundo, que através da mesma tentam criar padrões de vidas consumistas e tentam padronizar, estabelecer o capitalismo selvagem no mundo inteiro. E ainda através dessa mesma mídia, tentam criar uma sensação de universalidade e de igualdade entre as nações e os povos, tentando assim iludir o povo do terceiro mundo. O principal papel da é o de transformar os cidadãos globais em consumidores globais, e conseguimos ver esse papel na sociedade contemporânea, onde a mídia cria padrões e usa ídolos sociais para persuadir o consumidor. Com o passar do tempo o papel dos publicitários passou a ser de não deixar os consumidores perceberem que estão sendo manipulados, para assim serem mais suscetíveis á influência da mídia.”
“A ocidentalização degrada a cultura do mundo subdesenvolvido que almeja agora somente ao desenvolvimento, à civilização, à urbanização, porém isso faz com que se eliminem os fracos e deem direito de vida àqueles que possuem uma alta performance.”
“Hoje com os mais maravilhosos meios de difusão possíveis, difunde-se uma cultura da qual se pode dizer, na melhor hipótese, que é uma ausência de cultura produzida ao acaso.” (Jacques Ellul).
“A ideia de Economia-mundo contemporânea surge num horizonte pós segunda guerra mundial, onde o globo inteiro é integrado de maneira interdependente e dinâmica, onde ate mesmo o país mais poderoso é dependente de outros. Essa ideia ganhou ainda mais força com a rapidez de informação fruto da revolução da informática e da entrada dos países em desenvolvimento nesse tabuleiro, acirrando ainda mais a competição pelo mercado mundial.”
“Desde a retomada da