MÍDIA ELETRÔNICA
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
PUBLICIDADE E PROPAGANDA
Laboratório em Criação Publicitário para Rádio e TV I / Turma: B0
Professor: Mário Cesar P. de Oliveira
Aluna: Andreza Daniele Cintra de Souza
Fichamento do livro: CESAR, Newton. Mídia Eletrônica: A criação de comerciais para TV, rádio e internet. Rio de Janeiro: 2AB, 2008.
Objeto da pesquisa: mídia eletrônica
Objetivos: ampliar conhecimentos na área de criação para TV, rádio e internet abordada do ponto de vista da propaganda de maneira rápida e eficaz.
Principais conceitos utilizados pelo autor: "Nos tempos de hoje, há um limiar nebuloso sobre o que é, realmente, um bom comercial. O que vale mais, a idéia ou a produção? O comercial barato ou o caro? O simples ou o repleto de efeitos especiais? Aquele que traz um personagem desconhecido ou o que lança mão do personagem famoso do ator de novela? Sem pestanejar, o bom comercial é aquele que traz a grande idéia."
Principais conclusões do autor: "As primeiras coisas que não devem ser esquecidas na criação de um comercial são o tempo e a objetividade."
Comentário pessoal: O livro mostra como melhor utilizar o tempo e a criatividade na hora de elaborar comercias para TV, spot para Rádio ou banners para internet, ou seja na criação de propaganda para as mídias eletrônicas, sempre buscando atingir efetivamente o público alvo, sem arrodeios, minimizando desperdícios de tempo e recursos e maximizando resultados com a máxima objetividade. O livro traz ótimas dicas para o desenvolvimento e sucesso na área de criação.
Palavras chaves: TV, rádio, internet, mídias eletrônicas.
MÍDIA ELETRÔNICA
A criação de comerciais para TV, rádio e internet
BREVE HISTÓRIA DA TV NO BRASIL.
“Aqui no Brasil, nos primórdios da década de 1950, Assis Chateaubriand foi o responsável pela fundação do primeiro canal de televisão, a extinta TV Tupi. Os erros e acertos da programação ao vivo chegavam apenas aos privilegiados