Determinação do cimento
MATERIAS DE CONSTRUÇÃO 1
JESSICA LISLEY CIOLARI
LUCAS DAMAS MACIEL
DETERMINAÇÃO DA FINURA DO CIMENTO PORTLAND POR MEIO DA PENEIRA 75μm (nº 200)
JOINVILLE
2013
DETERMINAÇÃO DA FINURA DO CIMENTO PORTLAND POR MEIO DA PENEIRA 75μm (nº 200)
Lucas Damas Maciel, Jessica Lisley Ciolari
Centro Universitário Católica de Santa Catarina – Campus Joinville
Engenharia Civil – Turma 01 – Disciplina de Física I
1 INTRODUÇÃO
Com a aula pratica nosso objetivo era observar e analisar o processo de peneiração do cimento, relacionando o tamanho do grão com a quantidade de material que é peneirado.
Quanto maior a quantidade de cimento peneirado, melhor a qualidade, pois quanto mais fino melhor a resistência, a impermeabilidade e a trabalhidade do mesmo, assim resultando um processo bem sucedido.
No processo de peneiração a quantidade de grãos retidos na peneira é eliminado, e utilizado apenas os grãos finos que ultrapassaram a peneira, como por exemplo, em argamassas, pastas ou concretos.
2 REVISÃO DA LITERATURA
A finura do cimento está muito relacionado com a velocidade de hidratação, da argamassa. Desse modo, aumentando a resistência como afirma Joana (2006):
Como as reações de hidratação começam à superfície dos grãos de cimento o material disponível para reagir corresponde a área total da superfície dos grãos de cimento. Assim, a velocidade de hidratação depende da finura do cimento pelo que, quando se pretende uma resistência elevada aos primeiros dias é necessário que o cimento tenha uma elevada finura este facto não afectando a resistência a longo prazo [...]
3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
A quantidade de cimento utilizada para o experimento foi de 50g, e a massa da forma era de 294,5g.
Iniciamos o experimento movimentando a peneira em vaivém no sentido horizontal durante 4 minutos, peneirado o cimento, onde o material que ultrapassou a peneira foi de 45,5g.
Após