México
Na verdade, os primeiros nativos a habitarem o local se instalaram nas margens do Lago Texcoco, aproximadamente mil e quinhentos anos antes de Cristo. Com o crescimento do Império Asteca, uma ilha no centro do lago foi o local escolhido, no ano de 1325, para erigir sua capital, a qual foi chamada Tenochtitlan. Menos de duzentos anos mais tarde, porém, o explorador espanhol Herman Cortes descobriu Tenochtitlan, que prontamente foi invadida e destruída para dar lugar a uma nova cidade, pertencente à Espanha. Esta nova cidade foi escolhida como capital espanhola naquela região da América e rapidamente seus novos habitantes passaram a construir canais de drenagem do lago, novas ruas e edifícios.
No ano de 1821, revolucionários mexicanos invadiram e capturaram a Cidade do México, mas cerca de vinte anos depois, ela acabou caindo sob o domínio norte-americano. A capital foi ocupada pelos Estados Unidos em 1847, durante a Guerra Mexicana, na qual os dois países disputavam territórios nas fronteiras. Em 1863, quando Napoleão III nomeou um duque austríaco o imperador do México, a capital teve que sucumbir ao poder francês, ficando sob seu domínio durante quatro anos.
Quando o México se tornou independente, a capital finalmente se libertou de seus invasores e iniciou uma nova fase de desenvolvimento. Nos dias de hoje, a Cidade do México possui um imenso centro industrial, no qual se instalaram indústrias nacionais e estrangeiras. Os principais produtos ali fabricados são materiais