Cultura um conceito antropologico
Roque de Barros Laraia
Capítulo 3: Os indivíduos participam diferentemente de sua cultura
A participação em sua cultura é sempre limitada; nenhuma pessoa é capaz de participar de todos os elementos de sua cultura.
A participação de um indivíduo em sua cultura depende de sua idade.
Existem dois tipos de explicações: uma pela ordem cronológica, e outra estritamente cultural. Estes impedimentos existem, pois dependem do desempenho de funções que dependem da força física ou agilidade.
- Ordem Cronológica: Por que um jovem aos 18 anos pode votar, se não pode casar, manipular os seus bens financeiros antes dos 21 anos sem a autorização paterna?”
Estas e outras questões estão relacionadas com o limite entre as classes etárias.
- Ordem Cultural: Os grupos tribais utilizam métodos diferentes: uma moça é considera adulta logo após a primeira menstruação, podendo exercer plenamente todos os papeis femininos.
Independente de qual seja sociedade, não existe a possibilidade de um indivíduo dominar todos os aspectos de sua cultura. Nenhum sistema de socialização é idealmente perfeito, e em nenhuma sociedade são todos os indivíduos igualmente bem socializados.
Um indivíduo não pode ser igualmente familiarizado com todos os aspectos de sua sociedade, ele pode permanecer completamente alheio a respeito de outros aspectos.
Deve existir um mínimo de participação do indivíduo na cultura a fim de permitir a sua participação com os demais membros da sociedade.
Existem diversas expressões culturais, como por exemplo: “por favor”, que é uma forma cortês de solicitar algum tipo de favor. E para agradecer formalmente um atendimento, utilizamos “muito obrigado”.
Negócio de pai pra filho: Se uma pessoa denomina outra de pai, ela espera um comportamento que lhe convém. As pessoas sabem como agir e podem prever a ação do outro, mesmo pra quem nunca teve um contato anterior.
Integrantes:
Carolaine Diniz
Cristiane Luciana
Cristiana