MÉTRICAS TÉCNICAS DE SOFTWARE
Disciplina: Qualidade de Software
MÉTRICAS TÉCNICAS DE SOFTWARE
Grupo: Alexandre Araujo Barbosa Marcos Paulo de Souza Bergonzi João dos Anjos Tetéo Júnior
Março/2013
1 – Conceitos
Métricas de softwares nos possibilitam realizar uma das atividades mais fundamentais do processo de gerenciamento de projetos que é o planejamento. A partir deste, passamos a identificar a quantidade de esforço, o custo e as atividades que serão necessárias para a realização do projeto.
Métricas técnicas
Concentram-se nas características do software e não no processo por meio do qual o software foi desenvolvido.
Ex.: complexidade lógica e grau de manutenibilidade
2 – ISOS envolvidas
A ISO/IEC 12119 avalia produtos de software que estão disponíveis no mercado, conhecidos como Pacotes de Software ou Software de Prateleira. Essa norma estabelece os requisitos de qualidade e teste dos Pacotes de Software.
A ISO/IEC 12207 teve seu processo de desenvolvimento iniciado em 1989, mas só foi aprovado em 1995. Seu objetivo é ajudar na definição dos papéis dos desenvolvedores de software , de forma a obter uma visão aperfeiçoada para o usuário das operações realizadas.
A ISO/IEC 14598 possui um conjunto de guias para orientar e planejar o processo de avaliação de um produto de software.
A ISO/IEC 15504 ou SPICE (Software Process Improvement and Capability dEtermination) tem como objetivo gerar normas para avaliar processos, com o intuito de melhorar o processo continuamente e determinar sua capacitação.
Família ISO/IEC 9000
Na década de 80, as empresas utilizam TI em seus processos internos apenas para ter controle de qualidade dos produtos. A partir da década de 90, as instituições passaram a usar a TI em seus processos de negócios, com a finalidade de obter garantia de qualidade de processos. Em vista disso, foram lançadas as normas ISO 9001, 9002 e 9003 em 1987 com o objetivo de