Geografia
A ATUAL SITUAÇÃO ECONOMICA E SOCIAL DO NORDESTE
Fazendo uma analise das imagens para a realização desta atividades podemos perceber que as duas imagens reforçam a concepção que se tem do Nordeste. Quando pensamos no Nordeste nossa idéia se remete a pobreza, escassez total de água, fome e sede.
Mas quando estudamos ou visitamos cidades turísticas nordestinas percebemos que o Nordeste não é somente essas características já citadas anteriormente, nos deparamos com cidades lindas que levam milhões com o fluxo de turistas que visitam essas cidades.
Em estudo e pesquisas sobre este estado pode-se perceber que o Estado nos últimos 20 anos vem recebendo uma atenção especial do governo, o que vem mudando muito esse panorama do Estado.
É importante ressaltar que uma região com baixo crescimento histórico como o Nordeste, responde mais fortemente a novas medidas e investimentos do que uma região com crescimento econômico mais forte e consolidado historicamente, como é o caso do Sul e Sudeste. Isto é, quando não se tem uma economia sólida e bem estruturada, qualquer investimento leva a um impacto muito maior, relativamente, do que o impacto gerado em regiões já mais prósperas. O que aconteceu nos últimos anos no Nordeste reflete assim alguns fatores peculiares. Um ponto muito importante é a influência percebida nas políticas públicas dos organismos internacionais como o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento, que financiaram e financiam boa parte dos investimentos dos governos da região. O perfil gerencial exigido pelos órgãos fez com que os governos adotassem novas posturas e novas ações. Os planos de desenvolvimento passaram a levar em consideração novos fatores e boa parte da infra-estrutura hoje existente (que ainda é pouca) foi construída a partir desses financiamentos.