Métodos
Instituto de Filosofia e Ciências Sociais
Curso
Bacharelado em Ciências Sociais.
Disciplina
Métodos de Pesquisa.
Professora
Felícia da Silva Picanço.
(feliciapipanco@gmail.com)
Tema do Trabalho
Desigualdades No Acesso Ao Ensino Superior.
Questão
Quem são, no que diz respeito à escolaridade dos pais, os jovens que têm acesso ao Ensino Superior?
Compontentes
Ana Lúcia Vieira Ranna;
Maria Julieta Garcia Ramallo;
Thais Mendes de Oliveira;
Oswaldo Zampiroli Cerqueira.
Rio de Janeiro, 13 de Março de 2013.
O presente estudo objetiva mostrar se os filhos, cujos pais possuem maior escolaridade, tem maior possiblidade de obter melhor desempenho no acesso ao Ensino Superior, por meio do exame de qualificação cedido pelo ENEM. E a partir dos dados colhidos, através do questionário semi-estruturado, descobrir a tendência desse fator na escolha de uma profissão pelo jovem.
Tendo em vista o histórico de dificuldades que a educação pública vem enfrentando para alcançar a todos os setores da sociedade, e na sua legítima efetivação do ensino através de uma relação desgastada entre aluno e professor, isso se torna relativo no que diz respeito à educação fornecida no meio privado, e por meio desse âmbito que se pretende questionar sobre o êxito dos jovens em alcançar seu objetivo.
Esta pesquisa não intenta a ater-se às variáveis, tais como: renda, cor ou gênero, não anulando sua contundente influencia, mas procurando focar em aspectos morais, civis e afetivos transpassados pelos pais a partir da educação que obtiveram tanto enquanto estudantes, por meio da educação pública, como pela tradição familiar, por meio da educação privada.
De princípio houve a seleção do público alvo, isto é, dos tipos de pessoas que se adequam as exigências do nosso questionamento. Procurou-se definir a faixa etária, a qual se deu pela lógica do ensino fundamental, primário e médio e o tempo que duram, de acordo com as