Métodos e técnicas da ergonomia
Campus Santo Antônio
Curso de Engenharia de Produção
Disciplina: Ergonomia
Métodos e Técnicas em Ergonomia.
1. Conceitue sistema. Dê um exemplo.
Sistema é um conjunto de elementos interligados, formando um todo organizado. Esses elementos têm um objetivo comum. Um exemplo disso é uma fábrica de carros, onde várias etapas, vários elementos formam um produto final.
2. Por que o conjunto de soluções sub-ótimas não é ótima para o sistema?
Porque isso significa que as soluções não são completas, são boas, mas podem ser melhoradas. Por exemplo, se em certo processo de produção, há um desperdício de 5 mil peças, uma solução sub-ótima seria reduzir isso pela metade, porém no decorrer do tempo essa solução se tornaria inviável,ou seja, uma solução ótima é definitiva.
3. Como se define o objetivo da pesquisa?
O objetivo da pesquisa é necessário para diminuir o desperdício de tempo e de recursos. Antes de iniciar qualquer projeto, é importante antes saber detalhadamente tudo que nele estará envolvido, assim, se pode concertar ou até mesmo evitar alguma coisa que esteja errada. Isso diminui custos com matérias e mão-de-obra, e da mais agilidade no processo.
4. Apresente as vantagens e desvantagens dos experimentos de laboratório e de campo.
Nos experimentos de laboratório há um maior controle, o tempo necessário e o custo são menores, foge bastante a realidade, existe pouca interferência externa, mais sua generalização implica em maiores riscos. Nos experimentos de campo estão bem mais próximos da realidade, sua generalização não oferece tanto risco, porém é mais difícil de controlar, o tempo e os custos são maiores e ocorre muita interferência.
5. Conceitue variáveis independentes e dependentes.
Variáveis são características que são medidas, controladas ou manipuladas em uma pesquisa. Diferem em muitos aspectos, principalmente no papel que a elas é dado em uma pesquisa e na forma como