COMO SURGIU A ERGONOMIA
ERGONOMIA
MANAUS – AM
2015
CENTRO DE EDUCAÇÃO LITERATUS
ADIEL CHAVES DE VASCONCELOS
ERGONOMIA
MANAUS – AM
2015
Sumário
INTRODUÇÃO 4
Como surgiu a ergonomia 5
A ergonomia no dia a dia e sua importância 6
Ergonomia no Brasil 6
Domínios de Especialização da Ergonomia 7
Bases 7
Atuação 8
Objetivo & Objeto 9
Técnicas Utilizadas Na Análise Do Trabalho 11
Métodos Diretos 11
Comunicações 12
Posturas 13
Métodos Subjetivos 13
Tabelas de avaliação 14
CONCLUSÃO 15
BIBLIOGRAFIA: 16
INTRODUÇÃO
O controle social e político do curso das mudanças que o mundo vem sofrendo impõe que as ferramentas tecnológicas, promotoras das mesmas, sejam compreendidas pelo homem comum.
A compreensão citada acima pode ser impedida pela própria complexidade do recurso tecnológico, donde, no caso da informática, a área de interfaces ou ergonomia de software tem um papel político fundamental. Outra questão determinante dessa compreensão está nas próprias relações de dependência que se estabelecem entre os detentores do saber tecnológico e os não iniciados. Essas relações conferem poder e privilégios aos primeiros e estão presentes em todos os espaços de aprendizado. É preciso uma pedagogia da autonomia e da liberdade para suplantá-las.
Neste contexto, este trabalho contribuiu para a construção do conceito de aprendizado autônomo, definindo o papel das relações cooperativas no mesmo. Essa construção se consolidou a partir da síntese teórica elaborada sobre três teorias: a epistemologia genética de Jean Piaget, a sócio/biologia de Maturana e Varela e a pedagogia da libertação de Paulo Freire. O resultado prático decorrente foi o estabelecimento dos pressupostos pedagógicos básicos do aprendizado autônomo e cooperativo da telemática. O trabalho investiga também a área de ergonomia de software, uma vez que os ambientes computacionais precisam ser concebidos de forma consoante aos princípios pedagógicos