Ciência da Computação
Fundamentação da ergonomia organizacional
A ergonomia já existia e era aplicada desde os tempos dos homens das cavernas. A partir do momento em que descobriu-se que poderia afiar uma pedra até se tornar pontiaguda e se transformar em uma lança ou arma, ali estava sendo aplicado a ergonomia para adaptação e melhora.
A ergonomia assim pode ser considerada como a ciência que estuda o homem e seu meio de trabalho afim de facilitar a execução de tarefas , abrangendo-se por diferentes áreas de atuação.
O nome ergonomia é derivado de duas palavras de origem grega: ERGOS (trabalho) e NOMOS (leis, normas, regras). Assim a ergonomia utiliza da ciência para desenvolver e aplicar regras e normas com a finalidade de organizar o trabalho e adapta-lo as características físicas e psíquicas do homem que o realiza.
Para que a ergonomia se realize é necessário que o profissional encarregado a fim de desenvolver projetos ergonômicos tenho um amplo conhecimento e desfrute das outras ciências para assim obter os conhecimentos necessários e suficientes para se resolver problemas identificados em um ambiente de trabalho ou no modo como se realiza esse trabalho.
Definições para ergonomia
Montmollin, M. - A Ergonomia é a tecnologia das comunicações homem-máquina (1971).
Grandjean, E. - A Ergonomia é uma ciência interdisciplinar. Ela compreende a fisiologia e a psicologia do trabalho, bem como a antropometria é a sociedade no trabalho. O objetivo prático daErgonomia é a adaptação do posto de trabalho, dos intrumentos, das máquinas, dos horários, do meio ambiente às exigências do homem. A realização de tais objetivos, ao nível industrial, propicia uma facilidade do trabalho e um rendimento do esforço humano (1968).
Leplat, J - A Ergonomia é uma tecnologia e não uma ciência, cujo objeto é a organização dos sistemas homens-máquina (1972).
Murrel, K.F. - A Ergonomia pode ser definida como o estudo científico das relações entre o homem e o seu ambiente de trabalho (1965).