Alquimiando a Química - Resenha
597 palavras
3 páginas
ALQUIMIANDO A QUÍMICAO Universo constitui tudo aquilo que existe fisicamente, contendo processos físicos e químicos envolvidos em todas as formas de matéria e energia. Desde os primórdios da humanidade, o ser humano procura descobrir a sua origem, bem como a de todo o universo.
A partir do momento em que o homem passou a deter a capacidade de raciocinar e, consequentemente, a de investigar, deu-se início ao processo de construção do conhecimento humano. As conquistas da física, por exemplo, surgiram através de processos mecânicos simples, que foram observados e analisados pelo homem, havendo a criação de inúmeras teorias na tentativa de se explicar aquilo que era visto na realidade.
Assim como na física, a química passou por diversos processos até atingir o status de ciência. Até a atualidade há uma discussão muito grande acerca da data de origem da química como ciência, bem como a de seu fundador, tendo Robert Boyle e Lavoisier como possíveis “pais” da Química.
Não tem como se dizer com precisão quando surgiu a química, haja vista que muitas práticas foram realizadas desde os tempos antigos (antes mesmo do desenvolvimento da escrita), como por exemplo: a descoberta do sal e a sua utilização para a conservação de alimentos; a descoberta do fogo e a sua utilização para o cozimento de alimentos e a confecção de armas através de pedaços de madeira, chifres e ossos de animais. Tais descobertas foram de fundamental importância para o desenvolvimento do homem, trazendo uma melhoria na sua qualidade de vida. Porém, essas descobertas geram conflito em relação a data exata do momento em que o homem começou a sua busca por respostas e, consequentemente, à prática da alquimia.
Em se tratando de alquimia, vale ressaltar que os alquimistas tinham como objetivo transformar metal em ouro e encontrar o elixir da longa vida. Assim como na Química, não há como datar a sua origem. Isso se deve à grande perda de registros ao longo da história; perdas essas atribuídas às