Métodos e benefícios da reutilização de resíduos capitulo ii
Existem muitos tipos de resíduos, tantos de origem organizacional, como domiciliar. Dentre estes se destacam dois tipos de resíduos: * Resíduos de Natureza Química: são estes os de origem animal e vegetal (restos de alimentos, folhas, sementes, restos vegetais em geral) que é denominado orgânico. * Resíduo de Natureza Física: são estes os considerados secos (papel, metal, vidro e plástico) que são usados para concretizar o ato sustentável entre em empresas que adotam o sistema de reciclagem. Com relação ao processo de reciclagem pressupõe que, a cadeia produtiva, é desenvolvida com vários objetivos sustentáveis, ao que incluem a produção de bens ou serviços aos consumidores finais. Com o uso desses resíduos, sejam eles de natureza química ou física, as organizações trazem de modo sustentável, produtos eficazes, denominados acabados ou semiacabados ao longo da passagem pela cadeia produtiva.
2.1 – Tipos de Materiais Recicláveis
Reciclagem do Papel
O papel reciclado é produzido através de uma tecnologia específica, tendo como matéria prima exclusiva o próprio papel utilizado pelos consumidores. A coleta desse resíduo faz com que se recupere a fibra celulósica, dando origem a um produto novo e equivalente aos papéis tradicionais. Sendo um produto sustentável, são inúmeros os benefícios que esse material pode trazer, como por exemplo, a diminuição do uso de recursos naturais, alta qualidade de produto, diminuição do consumo de água para o fabrico de papel e o principal é que ele pode ser recuperado sucessivamente para voltar à fábrica, ou seja, ser reciclado novamente.
Uma das medidas que as organizações adotam para reduzir o impacto ambiental é optar por utilizar papel Reciclato Branco ®, produzido pela empresa Suzano Papel e Ce-lulose onde são 100% reciclados e certificado pelo FSC (Conselho de Manejo Florestal).
Reciclagem do Metal
Os resíduos de metal são na grande maioria