Métodos Quantitavos
A taxa over equivalente é usada pelo mercado financeiro para determinar a rentabilidade por dia útil, normalmente multiplicada por 30 (conversão do mercado financeiro).
Nas empresas, em geral, é utilizada para escolher a melhor taxa para investimento.
Essa prática ganhou maior importância principalmente no início dos anos 1990. Várias aplicações são efetuadas tomando como base os dias úteis; entre elas temos as operações de CDIs (Certificados de Depósitos Interbancários).
{[(
)
]
}
Em que:
( )
(
)
Exemplo: O gerente financeiro da empresa Investimentos S/A cotou taxas de CDB (Certificado de Depósito Bancário) em dois bancos. No banco A, foi oferecida uma taxa de 28% ao ano para uma aplicação de 63 dias, considerando-se 43 dias úteis, enquanto o Banco B ofereceu uma taxa de 26% ao ano para 32 dias, considerando 19 dias úteis. Qual é a melhor aplicação?
Dados do Banco A:
Solução 1: Algébrica (TOE = 3,02% a.m.)
Solução 2: HP-12c (TOE = 3,02% a.m.)
Dados do Banco B:
Solução 1: Algébrica (TOE = 3,25% a.m.)
Solução 2: HP-12c (TOE = 3,25% a.m.)
Nesse caso, devemos escolher a aplicação do Banco B, pois foi possível verificar e comprovar que a rentabilidade por dia útil é maior que a do Banco A.
A aplicabilidade do conceito da Taxa Over Equivalente não deve ser limitada às operações do mercado financeiro e bancário, assim como os demais conceitos da matemática financeira. O conceito da Taxa Over Equivalente pode ser usado também em operações comerciais, como no financiamento de uma venda de mercadoria aos seus clientes, por exemplo.
Uma das dificuldades para a utilização do conceito da Taxa Over é a informação do número de dias úteis (ndu), por causa do grande número de feriados do calendário nacional.
A saída é conseguir com a rede bancária um calendário que contenha o número de dias úteis, já contemplando os feriados nacionais. Esse calendário é próprio para calcular a quantidade de dias