eletrônica digital
Um multiplexador ou multiplex é um dispositivo que codifica as informações de duas ou mais fontes de dados num único canal. São utilizados em situações onde o custo de implementação de canais separados para cada fonte de dados é maior que o custo e a inconveniência de utilizar as funções de multiplexação/demultiplexação. Em eletrônica, o multiplexer combina um conjunto de sinais elétricos num único sinal elétrico.
Em processamento de sinais digitais, o multiplexer obtém fluxos de dados distintos e combina-os num único fluxo de dados com uma taxa de transferência mais elevada. Isto permite que múltiplos fluxos de dados sejam transportados de um local para outro através de uma única ligação física, o que reduz os custos.No projeto de circuitos digitais, o multiplexer é um dispositivo que possui múltiplos fluxos de dados na entrada e somente um fluxo de dados na saída. Ele envia um sinal de ativo aos terminais de saída baseado nos valores de uma ou mais "entradas de seleção" e numa entrada escolhida.
DEMULTIPLEXADOR
O demultiplexador ou Demux é um circuito combinacional com a finalidade de selecionar, através das variáveis de seleção, qual de suas saídas deve receber a informação presente em sua única entrada, executando a operação inversa realizada pelo Mux. O roteamento da entrada de dados para a saída selecionada é controlado pelo código de entradas de seleção. Em outras palavras, o demultiplex recebe uma fonte de entrada de dados e seletivamente distribui os dados de entrada para 1 entre N canais de saída
A estrutura de um demultiplex é semelhante a estrutura de um decodificador com a modificação que cada porta tem uma entrada adicional à qual é ligada a linha de entrada de dados.O Demux pode ser usado como Distribuidor de Dados, pois o demultiplex distribui um fluxo de dados de entrada para uma entre várias saídas, como determinado pelas linhas de seleção.
CODIFICADORES
é um circuito combinacional que tem o papel do inverso do