Mononucleose , Sarampo e Herpes zóster
É uma infecção viral que causa febre, dor de garganta e glândulas linfáticas inchadas, principalmente no pescoço. e ocorre mais com frequência entre 15 e 17 anos. Entretanto, a infecção pode se desenvolver em qualquer idade.
Causas
A mononucleose é frequentemente transmitida pela saliva e pelo contato íntimo. É conhecida como "doença do beijo" e ocorre mais com frequência entre 15 e 17 anos. Entretanto, a infecção pode se desenvolver em qualquer idade.
A mononucleose em geral está ligada ao vírus Epstein-Barr (EBV), mas também pode ser causada por outros organismos como o citomegalovírus (CMV).
Sintomas de Mononucleose
Os sintomas da mononucleose incluem:
Sonolência
Febre
Desconforto geral, ansiedade ou mal-estar
Perda de apetite
Dores musculares ou rigidez
Erupções
Dor de garganta
Linfonodos inchados, especialmente no pescoço ou axilas
Baço aumentado
Tratamento para mononucleose
O tratamento para mononucleose se baseia especialmente em diminuir os sintomas do paciente, com a toma de medicamentos como Acetaminofeno, repouso e hidratação.
A cura da mononucleose pode ser alcançada em aproximadamente 4 semanas e o repouso deverá ser seguido durante este período.
Um bom remédio caseiro para ajudar a tratar a mononucleose é o gargarejo de água morna com sal. Basta adicionar 1 colher (chá) de sal num copo de água morna, mexer bem, colocar um bom gole na boca e gargarejar pelo máximo de tempo que conseguir, sem engolir o líquido.
O que é Sarampo?
O sarampo é uma doença infecto-contagiosa causada por um vírus chamado Morbillivirus. A enfermidade é uma das principais responsáveis pela mortalidade infantil em países do Terceiro Mundo. No Brasil, graças às sucessivas campanhas de vacinação e programas de vigilância epidemiológica, a mortalidade não chega a 0,5%.
Causas
Transmissão
A transmissão é diretamente de pessoa a pessoa, por meio das secreções do nariz e da boca expelidas pelo doente ao tossir, respirar ou