Métodos para proteção contra ataques de engenharia social
Bacharelado em Sistemas de Informação
Métodos para proteção contra ataques de engenharia social
Gustavo da Silva Montes
Belo Horizonte
2005
Gustavo Da Silva Montes
Métodos para proteção contra ataques de engenharia social
Trabalho de diplomação apresentado ao curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Pontifícia Universidade Católica de Minas
Gerais.
Orientadora: Lucila Ishitani
Belo Horizonte
2005
À minha família, em especial meu pai Eduardo, minha mãe Cristina e meu irmão
Guilherme, pelo amor e dedicação. À “minha linda” Mariana, pelo carinho e cumplicidade.
AGRADECIMENTOS
À minha orientadora, Profa. Lucila Ishitani, que tornou possível a realização deste trabalho. Aos amigos, colegas de sala e a todos que ajudaram de alguma forma para esta produção. "...Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota.
Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas..."
Sun Tzu
RESUMO
A segurança das informações tem cada vez mais importância dentro das organizações, que continuam sofrendo ataques, apesar do crescente investimento. Esta questão da segurança, que muitas vezes deixa de lado o fator humano envolvido, é a principal motivação para este trabalho, que tem por principal objetivo apresentar formas eficazes de proteção contra ataques que utilizam a engenharia social como base (entenda-se como qualquer forma de se enganar uma pessoa para obter uma informação secreta), através de um estudo sobre o assunto, os principais tipos e métodos de ataque, os possíveis atacantes e suas motivações, além de informações e conceitos sobre segurança de sistemas, que incluem métodos de autenticação, políticas de segurança e planos de contingências.
Como resultado são apresentadas