Métodos para apresentar as estratégias
Pensar em métodos (caminhos pelos quais se atinge um objetivo) no caso para ensinar estratégias de aprendizagem, supõe relacionar e analisar as formas se ensino que tem como objetivo principal finalidade de fazer como que o aluno seja autônomo em sua aprendizagem, que compreenda o conteúdo e a forma de continuar aprendendo.
Apresentar uma estratégia é mostrar e explicitar aos alunos decisões mais relevantes para se resolver uma tarefa de aprendizagem.
Apresentação ou explicitação de uma estratégia faz com que o aluno se aproprie a tomada de consciência para um planejamento prévio, uma regulação e uma avaliação do processo para a realização eficaz das tarefas cognitivas.
Estratégias cognitivas são sequencias direcionadas de ações que representam mais especificamente o que nós fazemos para aprender e lembrar.
Estratégias metacognitivas, dizem respeito aos procedimentos orientados pelo planejamento e controle das atividades cognitivas. Metacogniçao se refere ao conhecimento que as pessoas tem de seus próprios processos cognitivos e é esse conhecimento, o monitoramento e o controle de tais atividades.
Modelagem (modelo de pensamento)
Ao iniciar uma modelagem é oportuno começar com tarefas complexas, novas ou desconhecidas para os alunos, para no primeiro momento, compreenderem a importância do processo de tomada de decisões. Segundo memento, aprender um uso flexível dos procedimentos e por último dota-los de um vocabulários de categorias conceituais para manejar diferentes fases do processo.
Conhecimentos declarativos (necessários sobre a estratégia).
Conhecimentos procedimental (adequados em cada situação).
Conhecimentos condicional ou estratégicos (variáveis ou condições).
O modelo de pensamento a oferecer pode ser mais ou menos orientado e mais ou menos interativa a sessão em que se realiza.
Alguns professores tem muita dificuldade de realizar seus processos de resolução de habilidades metacognitivas que o método requer uma