Métodos de trabalho - etm
Disciplina: Estudo de Tempos e Movimentos
Introdução
O estudo dos métodos de trabalho tem assumido cada vez mais relevância. Não no sentido de limitar o Homem a executar as tarefas mecanicamente, como se fosse um “robô”, mas com o objetivo de que ele participe em todo o sistema de trabalho, apelando à sua criatividade, ao seu sentido crítico e ao seu conhecimento da tarefa. Mas para isso é preciso executantes com formação adequada, com conhecimentos de base que lhes permitam adaptar-se às tecnologias, flexibilizar as tarefas e os métodos e partir sempre para novas tarefas e novos métodos.
Não quer isto dizer que na execução se parta para o improviso, que cada executante execute a sua tarefa a seu “belo prazer”, que para a mesma tarefa, a um determinado número de executantes corresponda o mesmo número de métodos (se é que se possa chamar método).
Baseando-se nesse conceito, fizemos um experimento de montagem num caminhão de brinquedo a fim de analisarmos qual o melhor método de trabalho
Objetivos 1. Registrar o método de trabalho utilizando a técnica de carta de operação. 2. Examinar de forma crítica o método de trabalho, analisando os princípios de economia de movimentos. 3. Propor uma nova organização do posto de trabalho.
Material e Métodos Utilizados
O experimento foi realizado com os seguintes objetos: * Caneta/Lápis * Folha de papel para registrar o método de trabalho. * Objeto/Produto a montar (Caminhão) * Câmera Fotográfica
O método consistiu na montagem do caminhão, a organização do posto de trabalho e o objeto/produto a montar (em sala de aula). Cada membro do grupo realizou de forma prática a montagem do mesmo enquanto outro membro registrava o método segundo a carta de operações. O grupo avaliou de forma critica o método empregado e através deste estudo apresentaremos as propostas do novo método de trabalho.
“Foto do caminhão desmontado”