métodos de raciocínio e abordagem
– Indutivo, dedutivo, hipotético-dedutivo e dialético –.
MÉTODOS DE RACIOCÍNIO LÓGICO
1. INTRODUÇÃO
A importância do estudo dos métodos científicos, dentre eles os de raciocínio lógico, está diretamente ligada à importância do conceito de conhecimento, seja ele científico ou não.
Os métodos são instrumentos utilizados para se chegar ao conhecimento. A ciência necessita de métodos para que seus estudos e descobertas possam ser comprovados e aceitos pelos profissionais da área.
A seguir, abordaremos os métodos de raciocínio lógico mais aceitos e utilizados: indutivo, dedutivo, hipotético-dedutivo e o dialético. Estes, muitas vezes causam divergência entre os utilizadores destes métodos, pois os estudos de um problema, o tipo de conhecimento que se almeja conseguir, diferem consideravelmente.
2. DESENVOLVIMENTO
1. Método indutivo
Tem como característica sair do específico para o geral, e pode ser considerado um conjunto de processos por meio dos quais se passa dos dados às leis, consistindo também em absorver as características de um fenômeno através da observação e analise dos fatos. Por meio de acontecimentos observados, chegamos a conclusões de fenômenos não observados.
Podemos citar seis fases de aplicação deste método:
• Observação do fenômeno;
• Formulação provisória de um problema a ser estudado;
• Análise dos elementos de um fenômeno;
• Descoberta das relações entre estes elementos;
• Construção e verificação de hipóteses;
• Elaboração das generalidades
2. Método dedutivo
Segue o caminho inverso ao indutivo, tendo como característica partir do geral para o específico. É por isso que a ciência não pode se basear e apoiar-se somente neste método, pois caso contrário não haveria progresso na busca pelo conhecimento. O uso de resultados da experiência caracteriza este método. É preciso lembrar que, tanto o método