Métodos de previsão
3 de Setembro de 2008 · 2 comments
Eis algumas formas rápidas para motivar equipas e rentabilizar tempo, com o consequente aumento de produtividade. Gestão de equipas é a junção das palavras:
Gestão, que é o acto de gerir, é a utilização racional de recursos em função de determinado projecto/objectivo.
Equipas, que são dois ou mais indivíduos que trabalham em conjunto para o mesmo fim.
Gestão de equipas é pois a organização/cooperação das pessoas numa organização de modo a atingir os objectivos inicialmente propostos.
Qual a importância da gestão de equipas?
Actualmente, numa organização privilegia-se o trabalho de equipa, pois as pessoas desenvolvem acções e atitudes significativas, e quanto mais motivado maior influência irá exercer dentro de um grupo. As pessoas são autónomas, têm criatividade, gostam de aprender novas coisas.
O trabalho de equipa é importante, pois trabalhando em equipa consegue-se mais facilmente atingir os objectivos inicialmente propostos. Para isso, muito contribui o efeito Sinergia, que significa um esforço mútuo das partes envolvidas. Concretamente, sinergia é a convergência de todas as partes de um todo para um determinado resultado, ou seja, a soma do todo é diferente da soma das partes individuais. Por exemplo, através do efeito sinergia 1+1 não vão ser 2 mas sim 3 ou mais. O indivíduo em grupo vai aumentar a sua produção, tal como o seu colega, tornando assim o trabalho mais rentável. As pessoas quando entregues a si próprias num grupo motivado superam-se a si próprias. Objectivos da gestão de equipas:
§ Conhecer as competências a desenvolver – o indivíduo deve ter o seu papel bem definido, funções a desempenhar dentro da organização.
§ Gerir o tempo – definir a prioridade das tarefas a desempenhar.
§ Desenvolver capacidades de análise crítica e formar argumentos eficazes e funcionais.
§ Avaliar problemas de forma estratégica, facilitando a tomada de