Estudante
O filme conta a História de Martin Lutero o precursor da reforma protestante. Lutero se indignou ao ir numa visita a Roma, com o comportamento tradicionalista da igreja católica e a exclusão social dos menos favorecidos. Como seus argumentos de que a igreja deveria resgatar alguns valores perdidos e abrir mão de doutrinas que não eram bíblicas não foi ouvido ele redigiu um documento em sinal de protesto com 95 atos da igreja que eram contrários aos ensinos bíblicos e pregou na porta de uma catedral (por isso o termo protestante). O que mais indignou Lutero foi a venda por parte dos bispos católicos da indulgência (um documento que garantia o perdão dos pecados e consequentemente a salvação).
2) De quais sequências você mais gostou? Por quê?
Na parte em que Lutero prega as 95 teses na porta da igreja de Wittenberg. Pois apesar de que naquela época a população ser controlada pela igreja, ele prosseguiu com sua doutrina e ideias e foi até o fim as defendendo, tanto foi que conseguiu fazer com que algumas pessoas, principalmente os de classe menos favorecidas o apoiassem.
3) Explique por que Lutero revolta-se contra as práticas da Igreja.
Apesar de ser católico, Lutero não concordava com algumas atitudes que a Igreja propunha a população (daí originando as 95 teses), ele não concordava com a venda de indulgências que alguns padres vendiam, que muita das vezes até faziam com que mães pobres comprassem para que seus filhos tivessem livre do purgatório.
4) O que eram as indulgências? Cite duas.
As indulgências eram cartas vendidas para os fiéis que acreditavam que nelas havia a salvação, o salvamento de alguém já morto de sua família. A primeira foi em um local onde pagando as indulgências e rezando um pai nosso a cada degrau, seriam salvos do inferno e iria para o céu. E a segunda foi à venda das mesmas em uma igreja dizendo que com aquilo teriam a