Mecanismo da sinapse
Na presença de estimulo excitatorio -> promove a abertura de canais de sódio (Na+), atraído pelo eletronegatividade das membranas (proteínas de membranas são carregadas eletronegativamente) o Na+ entra por difusão passiva do Na+ para o meio intracelular, invertendo a polaridade( gerando a difusão das vesículas sinápticas) = despolarização -> geração de corrente iônica elétrica -> conduzida via axônio ate o terminal sináptico _> promove a abertura de canais de cálcio (Ca++) voltagem dependente -> promove a difusão passiva de cálcio para o meio intracelular _> provoca migração das células sinápticas -> promovendo a fusão da proteína da membrana do terminal sináptico -> rompimento de ambas membranas -> a saída de neurotransmissor para a fenda sináptica -> o neurotransmissor se liga ao receptor do neurônio pos- sinaptico.
NEUROTRANSMISSORES
EXCITATORIO: promove a abertura de canais de GATE de sódio INIBITORIO: ativação de carreadores de cloro (cl-)
Estimulo inibitório na membrana do neurônio abre o canal de cl-(anion) tornando o ambiente mais negativo.(transporte ativo de cl- para o meio interno, deixando a célula hiperpolarizada + negativa.
A célula inibida esta impedida de alcançar o limiar de excitabilidade EX : o neurotransmissor inibitório é degradado ai o carreador de cloro sai e um novo estimulo é ativado para abrir canais de sódio e atingir o limiar ai vai haver a despolarização da célula.
SISTEMA NERVOSO SENSORIAL TATO DOR ETC.... 1-SINAPSE NA MEDULA ESPINAL: ativa uma resposta motora 2-SINAPSE NO TRONCO ENCEFALICO: 2A) formação reticular ativação do